RÁDIO PALÁCIO - Rede Movimento de Rádios 24h

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LULA ACUSADO NO MENSALÃO

Roberto Jefferson pede ao STF inclusão de Lula no processo do mensalão

Argumento é de que Lula deve ser considerado suspeito porque enviava projetos para o Congresso

02 de setembro de 2011 | 17h 19
Mariângela Galluci, de O Estado de S.Paulo
Mais uma vez o presidente do PTB, Roberto Jefferson, insiste para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja incluído entre os acusados de envolvimento no esquema do mensalão. Em um documento enviado nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) com as suas alegações finais sobre o caso, Jefferson afirma que Lula deve ser considerado suspeito porque enviava projetos para o Congresso.
A defesa de Jefferson enviou o pedido ao STF - André Dusek / AE 28.05.2011
André Dusek / AE 28.05.2011
A defesa de Jefferson enviou o pedido ao STF
De acordo com o Ministério Público, o esquema consistia no pagamento de quantias a parlamentares para que votassem a favor de projetos de interesse do governo. No início de julho, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF que condene 36 dos 38 réus do processo do mensalão. Ele afirmou que devem ser absolvidos por falta de provas o ex-ministro Luiz Gushiken e o ex-assessor Antônio Lamas.
"Qual a razão do ilustre acusador ter deixado de denunciar aquele que, por força de disposição constitucional, é o único que no âmbito do Poder Executivo tem iniciativa legislativa, o presidente da República, para somente acusar três de seus auxiliares, ministros de Estado, que iniciativa para propor projetos de lei não têm", afirmou a defesa de Jefferson nas alegações finais enviadas ao STF. A expectativa é de que o plenário do STF julgue a ação no início do próximo ano.
Lula na investigação conseguirá manter o nome de Dilma fora de tudo isso?

+ 

Roberto Jefferson pede inclusão de Lula como réu no mensalão
03 de setembro de 2011 07h35

Jefferson disse que tem uma excelente relação com Dilma, mas que sua preferência é por Aécio. Foto: Yala Sena/Especial para Terra 
Defesa de Jefferson entregou suas alegações finais ao STF
Foto: Yala Sena/Especial para Terra
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, pediu a inclusão do ex-presidente Lula entre os acusados de ligação com o escândalo do mensalão em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em sua defesa final sobre o caso. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, Jefferson questiona no documento o fato do procurador-geral da República ter deixado de denunciar o presidente da República, "único que no âmbito do Poder Executivo tem iniciativa legislativa".
Além de Jefferson, a defesa do publicitário Duda Mendonça, que prestou serviços de marketing ao PT, também entregou suas alegações finais ao STF, de acordo com o jornal. Os advogados pediram a absolvição de Duda e de Zilmar Fernandes da Silveira, que trabalhava com ele à época. Os dois foram acusados por manterem conta não declarada no exterior e por lavagem de dinheiro. A defesa diz que eles "confessaram espontaneamente, e antes mesmo de serem objeto de qualquer investigação", segundo o Estado de S. Paulo.

Veja também:
link Relatório da PF confirma mensalão no governo Lula
link Lula prevê julgamento do mensalão só em 2050
link Lula promete a Dirceu desmontar ‘farsa do mensalão’
link RELEMBRE: Lula diz que retomará debate sobre crise do mensalão após deixar o governo 

2 comentários:

  1. Se o STF decidir pela inclusão de todos os que participaram do mensalão, a quantidade de réus, será imensa.

    ResponderExcluir
  2. Se todos os envolvidos forem presos, haverá necessidade de liberar uma verba gigantesca para a construção de presídios.

    ResponderExcluir