RÁDIO PALÁCIO - Rede Movimento de Rádios 24h

Pesquisar neste blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Joaquim, o Rui do século XXI


QUEM É O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Quem é JOAQUIM BARBOSA - Ministro Relator do MENSALÃO -
REPASSANDO POR DIREITO E POR JUSTIÇA ...
E não precisou de cota.

Quando vencer na vida depende de nossa determinação.
Um motivo de orgulho e um exemplo a ser seguido.


Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambo s em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da Faculdade de Direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

Passo a passo, com admirável meticulosidade, o Ministro Joaquim Barbosa desmontou as enoveladas operações que começaram com o repasse de pelo menos R$ 73 milhões da Visanet para a DNA entre 2003 e 2004 - pelo que o então diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, foi premiado com R$ 366 mil - e terminaram, depois de um carrossel de movimentações bancárias, com a distribuição da dinheirama que Marcos Valério não abocanhou a políticos indicados pelo tesoureiro do PT à época, Delúbio Soares. Barbosa fez mais do que provar a natureza pública dos recursos que irrigaram o esquema. Ainda que fossem privados, argumentou, foi um servidor público o responsável pelo desvio. Ele votou pela condenação de Pizzolato por peculato, corrupção e lavagem de dinheiro (configurado que foi o necessário "crime antecedente") e da turma de Marcos Valério pelos dois primeiros delitos. Até agora, o ministro J. Barbosa foi de uma conduta irrepreensível e se mostrou um magistrado de 1º mundo, o que nos enche de orgulho e esperança. O mesmo não se pode dizer do segundo ministro a votar ( o revisor, nomeado pela dna. Mariza Letícia da Silva), que nos cobriu de vergonha e descrença. Ainda que um guerreiro solitário, Barbosa nos faz sentir que ainda existem homens honrados neste país!

Um comentário:

  1. SENDO MINEIRO, JOAQUIM TEM UM LEGADO QUE COMEÇOU NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, TIRADENTES, TANCREDO NEVES, JUSCELINO. SEU LEMA É "DURA LEX SED LEX" (DURA É A LEI MAS É A LEI). SE UNISSE COM A MARINA SILVA, NUMA COLIGAÇÃO POLÍTICA, SERIAM IMBATÍVEIS.O BRASIL SERÁ OUTRO.

    ResponderExcluir